quinta-feira, 25 de abril de 2013

UFPB/INSA promovem curso de especialização para assentados

Imagem do Blog: equipeatescoonap
As inscrições para o Curso de Especialização “Processos Históricos e Inovações Tecnológicas no Semiárido Brasileiro” podem ser feitas até 17 de maio, por email
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHLA), em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), recebe online até o dia 17 de maio, inscrições para o Curso de Especialização “Processos Históricos e Inovações Tecnológicas no Semiárido Brasileiro”.
Criado pela Resolução 22/2013 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), a especialização é realizada pelo Departamento de História da UFPB e tem como objetivo estruturar o processo de construção do conhecimento histórico, sob os preceitos da Educação do Campo, contextualizada às condições do Semiárido, para capacitar técnicos do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES) e lideranças de assentamentos, propiciando o domínio de uso de tecnologias sociais sustentáveis no semiárido brasileiro.

O curso será realizado em quatro módulos, divididos em tempo escola e tempo comunidade. A especialização é oferecida sob os princípios da Educação do Campo e Contextualizada e seguirá a metodologia da Pedagogia da alternância, com 420 horas-aula de tempo escola e 105 horas-aula de tempo comunidade. A especialização deverá ser concluída em 18 meses.
Trata-se de um curso de Pós-Graduação Latu Sensu que vai oferecer 60 vagas assim distribuídas: 50 vagas para bolsistas do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) (ATP-A), assentados e/ou agregados do Plano Nacional da Reforma Agrária (PNRA), beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), beneficiados do PRONERA; e 10 vagas para técnicos que prestam serviços a assentamentos da Reforma Agrária vinculados ao INCRA, em atendimento às regras do manual do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
As inscrições devem ser feitas exclusivamente na modalidade online. O candidato deve enviar a documentação digitalizada exigida para o endereço:cursopronerainsacg@hotmail.com
O candidato deve enviar digitalizado os seguintes documentos: formulário de inscrição devidamente preenchido; cópia digitalizada de RG e CPF; certidão ou diploma do título de graduação e currículo lattes; declaração do INCRA como é assentado ou agregado ou beneficiário PNCF ou beneficiário do Pronera ou prestador de serviços (ATES/INCRA) e declaração de um movimento social, indicando-o para concorrer à vaga.
O processo de seleção será feito por meio de uma prova escrita, a ser elaborada pela Comissão de Seleção, nomeada pela Coordenação de Curso, em que o candidato deve apresentar sua visão sobre a questão agrária brasileira, os principais desafios do semiárido brasileiro e levantar possíveis demandas sócio-históricas e tecnológicas do assentamento ou região em que reside ou atua e análise do Curriculum Lattes.
O resultado da seleção será divulgado no dia 21 de maio na página eletrônicahttp://www.cchla.ufpb.br.
Detalhes da Especialização no Edital do Departamento de História no Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus I da UFPB, ou pelo telefone (83) 3216-7339.

Para ter acesso ao edital clik no linque a seguir < EDITAL SELEÇÃO 2013 >.
MECA UFPB com Assessoria
 Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário