segunda-feira, 25 de março de 2013

TV Globo: Repercute experiência agroecologica de convivência com a seca desenvolvida na zona rural de Solânea - PB


A equipe do Globo Rural esteve em 21/01/2012 no sítio salgado dos Sousa e volta a visitar e a gravar na localidade. A equipe da Rede Globo de Televisão esteve na residência de seu Luis Sousa e dona Eliete, ele, agricultor, ela, Agente de Saúde e agricultora; o objetivo era mostrar o contraste entre o período de seca e o período de chuvas na mesma localidade, as técnicas adotadas para amenizar os efeitos da seca e os projetos já implantados na localidade. Isto o ano passado. Nesse, domingo, 24/03/2013 a equipe da Rede Globo de Televisão apresentou em seu programa matinal, Globo Rural, outra matéria gravada no Sítio Salgado dos Souza, na casa de Sr. Luiz Sousa e dona Eliete; o Sítio fica localizado próximo a Cacimba da Vazia, Município de Solânea – PB. Poucos conhecem o importante trabalho que é desenvolvido na propriedade de seu Luis e dona Eliete, a região é esquecida pelo poder público e em virtude disto este pequeno agricultor teve que aprimorar suas praticas de plantio e armazenamento de água para suprir a ausência de investimentos públicos na Agricultura do Município para amenizar os impactos causados pela estiagem todos os anos.

globo1Entre as praticas adotadas por seu Luis Sousa para amenizar os impactos casados pela estiagem estar à barragem subterrânea, uma espécie de reservatório de água que fica em baixo do solo da propriedade; você olha e ver muita areia, a primeira vista é que é apenas mais um barranco de areia como muitos outros, mas, se cavar um palmo na areia, vai encontrar água armazenada no solo e isto possibilita o plantio de capim elefante para ração animal, mamão, coentro, banana, hortaliças, verduras e tantas outras culturas que são comuns ao brejo. Lá também existe a certa viva, o que é isto? Cerca viva é uma técnica usada para reflorestar ao posso que o pequeno Agricultor faz seu cercado, o nome cerca viva vem justamente porque as estacas usadas para o curral ou cercado, não são feitos com estacas mortas como as convencionais, são vivas, e ao passo que servem de estacas, também estão reflorestando e sua folhagem é usada na ração animal.
Outra pratica adotada lá é o silo subterrâneo, á diferença entre barragem subterrânea e silagem subterrânea; um, armazena água em baixo do solo, o outro, armazena alimentos em baixo do solo para servi de ração aos animais no período de seca e pode ficar em baixo da terra por muito tempo. Além destas experiências citadas, muitas outras são desenvolvidas lá, e por esta razão, o senhor Luis Sousa e dona Eliete estão sempre recebendo os alunos da UFPB que sempre vão com o Prof. Marcos Barros a sua propriedade para ouvir de seu Luis Sousa, os conhecimentos práticos do Dr. Agricultor formado na Universidade prática da vida, os conhecimentos adquiridos através de uma vida inteira de trabalho no campo.  Basta ressaltar, que o Sítio Salgado do Sousa já recebeu muitos agricultores de Países Africanos, Europeus e de outros continentes, que se deslocam para cá em busca de conhecimentos de manejo do solo e alternativas de alimentação animal; tudo isto acontecendo tão perto de nós e muitos não dão conta que existe um homem lá no meio do mato levando de forma humilde e honrosa o nome de Solânea para o Brasil e o Mundo; ninguém parece se importar com o que estes pequenos produtores vivem a cada ano e parece que a seca não é um problema a ser vista e amenizada com ações da Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal; estes homens estão lutando por contra própria, vendendo animais para comprar água enquanto se gasta muito dinheiro com festas de São João e deixam os agricultores abandonados.
Vídeo exibido pelo Globo Rural em 24/03/2013.
Matéria publicada em 22/01/2012, ano passado.

Bananeiras PB com 
Bananeiras online/ Elmar dos Santos Lima Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário