segunda-feira, 28 de novembro de 2011

II Seminário Temático, Agroecologia e Resistência e Educação do Campo está acontecendo nos dias 28 e 29/11


Da direita pra esquerda: Professora Albertina Araújo, Professore Severino Bezerra, professora Lucicléia Lins, secretário Alexandre Eduardo e a professora Fabiana

O II Seminário Temático, Agroecologia e Resistência e Educação do Campo, que tem como tema:"Pesquisa Participante e Educação Popular", está acontecendo no auditório do CCHSA da UFPB/CAVN/ Campus - III de Bananeiras.O eventro começou na manhã de ontem(28) e vai até as 18 horas de desta teça feira (29), encerrando com o último debate e os encaminhamentos.
Este evento tem como público principal, estudantes, pesquisadores, professores, agricultores (as), Extensionistas e Gestores Públicos.
Em seu primeiro dia(28/11), o destaque ficou por conta da palestra: Pesquisa Participante em Educação do Popular e do lançamento de livros. A iniciar pelo professor Severino Bezerra da Silva(PPGE-UFPB) que na ocasião palestrou sobre o tema e lançou o livro: "EDUCAÇÃO DO CAMPO E A FORMAÇÃO SOCIOPOLÍTICA DO EDUCADOR" (Ed. Universitária) de autoria própria e do professor Ismael Xávier de Araújo. Quem também deu sua contribuição no debate, foi a professora Lucicléia Lins (CCHSA/UFPB) e Licenciando em Ciências Agrária, professor Wagner Lima. Finalizando, após debate acalorado com a platéia, composta de estudantes, professores e convidados, além da presença ilustre do secretário executivo da agricultura familiar  da Paraíba, o professor Dr. Alexandre Eduardo, mentor principal das idéias de Educação do Campo e Agroecologia no CAVN/ CCHSA/ UFPB, chegou a vez dos lançamentos de livros voltadas para a temática do seminário. 
O professor Severino, lançou o livro já sitado; O secretário da Agricultura Familiar da Paraíba e professor da UFPB, Alexandre Eduardo e a Dra. Fabiana Santos, foram convidados a mesa para lançar o livro "INTERVIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA Uma experiência de educação contextualizada"(Ed. Universitária) que é uma produção dos professores supracitados junto aos sócios fundadores do Movimento de Educação do Campo e Agroecologia - MECA da UFPB/CCHSA e dos parceiros do projeto em sintonia com os filhos de agricultores familiares de toda a Paraíba que participaram do Projeto de Formação de Agentes de Desenvolvimento Rural Sustentável. 
Por último, a professora Dra. Albertina Araújo, lançou o livro "EDUCAÇÃO DO CAMPO Escola, Currículo e Contexto"(Ed. ADAC)de autoria do professor Dr. Edmerson dos Santos Reis do DCH da Universidade do Estado da Bahia - UNEB e Assessor Pedagógico da ADAC.
O II STAREC é uma realização do Núcleo de Pesquisa e Extensão em  Agroecologia do Território da Borborema, do Movimento de Educação do Campo e Agroecologia e da Assessoria de Extensão do CCHSA/UFPB.
Este evento conta com o apoio do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrária, Colégio Agrícola "Vidal de Negreiros de Negreiros", Grupo de Pesquisa: Agroecologia, Resistência e Educação do Campo, Rede de Educação do Campo do Território da Borborema, Rede de Construção do Conhecimento Agroecológico, Polo Sindical da Borborema e da ASPTA.
Este seminário, termina hoje as 16 horas com o debate final e definição dos encaminhamentos mediado pelo Prof. Msc. Alex Barbosa (CAVN/CCHSA/UFPB) e a professora Lella Brandão.

Da redação
Bananeiraspb

Um comentário:

  1. Mais uma vez vivenciamos o gosto de um sonho, que se reanima a cada pedacinho dessa história escrita a várias mãos. Parabéns a todas e todos que deram um pouco de si para essa conquista.

    VALEU MECA!

    Albertina Maria

    ResponderExcluir