sexta-feira, 21 de maio de 2010

CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DO DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTAVEL DA UFPB

Na última segunda-feira teve início no Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA), Campus III da UFPB, em Bananeiras, o Curso de Formação de Agentes de Desenvolvimento Rural Sustentável. O curso é desenvolvido com base nas diretrizes da educação do campo, com enfoque na agricultura familiar agroecológica, objetivando a formação de jovens filhos de agricultores familiares para promoção do desenvolvimento rural sustentável a partir de suas comunidades.

Os conteúdos abordam a parte técnica agrossilvipastoril, organização social, associativismo, elaboração de projetos e informática. O curso segue a metodologia da alternância, intervivência universitária, onde os estudantes passam dois momentos de 15 dias internos no Campus. Em seguida, devidamente acompanhados em suas atividades nas comunidades de origem, desenvolvem tarefas técnicas coletivas definidas conjuntamente em função das necessidades.

O Curso já está em seu 2º ano de existência. Em 2009 participaram 25 jovens oriundos de comunidades rurais e assentamentos de Solânea, Arara, Casserengue, Remígio, Algodão de Jandaíra, Alcantil, Caaporã, Sapé e Lucena. Neste ano participam jovens dos municípios de Aroeiras, Alcantil, Massaranduba, São João do Cariri, São José do Sabuji, São José de Espinharas, Soledade, Prata e Sumé.

A equipe pedagógica é composta por professores do CCHSA, educadores de instituições parceiras, estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, do Programa de Pós Graduação em Tecnologia Agroalimentar e do Técnico em Agropecuária. Este curso é uma construção da UFPB/CCHSA/CAVN em parceria com as organizações AS-PTA, EMBRAPA Algodão, ONGIFA, CPT, STR´s, MECA/UFPB, RESAB, Polo Sindical da Borborema, AAUC, ARRIBAÇÃ, EMATER e CASACO. O financiamento é do MCT/CNPq – AGRONEGÓCIO/MDA. Os contatos podem ser feitos pelo telefone (83)33671200/99131507, com o Prof. Alexandre Eduardo de Araujo.






Focando a Notícia
Ascom/MECA-UFPB

3 comentários:

  1. É o inicio de um futuro melhor começando apartir da Educação e do compromisso com um desevolvimento que não destróe

    ResponderExcluir
  2. Muito bem! Um belo trabalho de base com os agricultores! Formar jovens da agricultura familiar para fortalecer suas comunidades é o forte dessas pessoas que estão comprometidas com a mudança da sociedade!

    Parabens a todos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!! Precisamos muito dessa divulgação. Precisamos mostrar ao mundo que a resistência está mais viva do que nunca!

    ResponderExcluir