sábado, 23 de setembro de 2017


I Simpósio Paraibano do UMBU


No dia 21 de setembro, quinta feira, aconteceu em Campina Grande-PB o I Simpósio Paraibano de Umbu. Uma iniciativa de pesquisadoras/es em fortalecer as reflexões sobre os cuidados na preservação do Umbuzeiro, planta símbolo de resistência no sertão e de expressivo valor econômico para a agricultura familiar. O umbu além de ser muito nutritivo também pode ser beneficiado de inúmeras formas como compotas, doces, sucos, cerveja dentre outros produtos que foram expostos no simpósio que compõem essa diversidade do umbuzeiro. O evento contou com a presença de pesquisadoras/es, estudantes e principalmente o relato de agricultoras e agricultores do Nordeste que estão ligadas a essa rede. O umbu é uma cultura que está ligada a sociobiodiversidade pelo seu caráter econômico, social e ambiental agindo na formação de cultura e renda as famílias do campo. Importante para a ecologia e preservação do bioma Caatinga o umbu é referenciado como símbolo sagrado do semiárido sendo assim de grande importância sua preservação e multiplicação. O evento foi fruto de uma parceria entre o Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e diversas organizações de pesquisa e movimentos sociais onde reuniu pessoas de vários locais do Nordeste dando assim mais um passo para fortalecer esta rede agroecológica a caminho de uma agricultura cada vez mais sustentável.

“O Umbu da de comer e da de beber”
Sr. Severino de Moura Maciel/ Agricultor de Lagoa Seca.

Matéria: Micorriza comunicação Agroecológica

As cores do Solo - Relatos - #1 Augusto


As cores do Solo #Relatos 1


O curso As cores do Solo vem com a proposta de aproximar as juventudes do campo pra dentro da universidade e vivenciar uma troca de saberes, interação com outras realidades e práticas de agricultura com base agroecologica. 

No vídeo o relato do jovem agricultor Augusto Belarmino de Sousa, educando no curso As cores do solo. Núcleo de Agroecologia de Bananeiras- UFPB.




Mídia: Micorriza Comunicação Agroecológica