quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ministro do Desenvolvimento Agrário marca presença no CBA

Com o tema “Agroecologia como paradigma para o desenvolvimento rural”, o Congresso Brasileiro de Agroecologia recebe em Fortaleza (CE), nesta quinta (15/12), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, que marca presença durante a tarde no Centro de Convenções do Ceará. A Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) é a promotora do evento, que está reunindo profissionais, estudantes e agricultores de todoo país e do exterior até sexta (16).

Foto: Tamires Kopp / MDA
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), há oito anos vem ampliando o apoio à produção agroecológica no Brasil. Isso fez com que o consumo de orgânicos aumentasse cerca de 20% ao ano e ultrapassasse os R$ 400 milhões anuais desde então. Além disso, o MDA, em parceria com outros ministérios, realiza todos os anos a Semana do Alimento Orgânico, com grande adesão da sociedade e do setor privado. São promovidos diversos eventos nos vários estados para informar a população sobre os benefícios ambientais e nutricionais desses alimentos.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

III Seminário de Educação e Convivência com o Semiárido Brasileiro, Cultura e Agroecologia é realizado com sucesso em Cajazeiras

O III Seminário de Educação e Convivência com o Semiárido Brasileiro, Cultura e Agroecologia é uma realização da Comissão Pastoral da Terra – CPT do Sertão que neste ano, foi realizado no Auditório da FAFIC, no município de Cajazeiras, durante os dias 05 e 06 deste mês. Para realizar este III Seminário, a CPT contou com o apoio exclusivo do CESE, Kinder MISSIONSWERX DIE STERNSINGER, RESAB, aktions Kreis pater beda, Prefeitura de Cajazeiras, UFCG, Prefeitura de Bonito de anta Fé, Prefeitura de Poço Dantas e Prefeitura de Aparecida.
Este evento, tinha por objetivo, proporcionar aos professores e estudantes da rede de educação do campo no semiárido, a oportunidade de refletir sobre a educação para convivência, como que esse processo educativo tem trabalhado as relações com a terra, água, ar e todas as fontes de vida no planeta. O desafio é buscar mudanças para o sistema educacional, para que tenhamos um modelo educacional que coloca no centro de suas preocupações a formação de cidadão críticos, conscientes, capazes de compreender a sua realidade, seus desafios e de ter a capacidade de construir alternativas para a solução de seus problemas para que se torne possível viver com qualidade nas terras do nosso semiárido nordestino, em especial, do semiárido paraibano. Cuidar da formação da população, para conseguir gerar suas próprias fontes de renda de maneira mais sustentável, com mais resultados econômicos, sociais e culturais e menos obstrução dos recursos naturais, da cultura popular e menos desigualdade social.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Movimento de Educação do Campo e Agroecologia

Imagens do II Seminário Temático, Agroecologia Resistência e Educação do Campo
“Pesquisa Participante e Educação Popular”





Plantio Simbólico, representando o inicio do evento



Dia de Campo na Comunidade Salgado, Município de Casserengue, com a participação da Escola da comunidade, Agricultores, Professores e Estudantes.