sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Encontro Nacional de Licenciatura em Ciências Agrárias

Apresentação

Encontro Nacional de Licenciatura em Ciências Agrárias

O Encontro Nacional dos Estudantes de ciências Agrárias (ENLICA) é um espaço de organização dos estudantes de Ciências Agrárias, caracterizando-se por apresentar um cunho de formação, onde os estudantes discutem questões inerentes ao curso, a educação, os problemas sociais e conjunturais presentes ao meio rural brasileiro. As duas últimas edições do evento foram realizadas na Universidade Federal do Rural do Rio de Janeiro e na Universidade Federal de Paraíba, Campus III, Bananeiras/PB.

O evento pretende contribuir para a formação de profissionais do ensino, pesquisadores e extensionistas em diversas áreas das ciências agrárias. O enfoque em currículo, identidade e trabalho traz aos alunos o conhecimento sobre a importância e as inovações nesta área, assim como os espaços onde se desenvolve esta atividade de ensino rural contemporâneo, discutindo o que é Educação no Campo, possibilitando ao aluno conhecimento sobre: o Homem do campo, a agricultura familiar, comunidades de assentamento e grupos tradicionais.

A realização do VIII ENLICA e VI Semana Acadêmica de Ciências Agrárias justifica-se por ser um evento que irá discutir o currículo, identidade e trabalho do licenciado em Ciências Agrárias. Por considerar a educação como sendo um dos pilares de mudança na vida de qualquer pessoa e mostrando que a qualificação profissional está diretamente relacionada com o nível educacional dos envolvidos. No evento buscar-se-á compreender, discutir e apontar caminhos, de forma abrangente para este tema.

Uma característica de fundamental importância será a integração artístico-cultural entre as universidades que virão a participar do evento, permitindo um maior conhecimento das culturas regionais. O ENLICA é uma ótima oportunidade para que os estudantes de Ciências Agrárias possam avaliar o desempenho de suas Entidades Estudantis, bem como profissionais se atualizarem nas últimas informações sobre o tema.

Tem como finalidade mostrar que a qualificação profissional depende muito do nível educacional dos discentes, docentes e demais profissionais envolvidos; Discutir os caminhos que a licenciatura em ciências agrárias deve seguir nos próximos anos; intercalar momentos de aprimoramento profissional com atividades culturais estreitando assim o elo de contatos entre os envolvidos no evento e expor as pesquisas e demais atividades desenvolvidas pelo curso de licenciatura do Campus IV da UEPB – Catolé do Rocha/PB