sexta-feira, 18 de junho de 2010

Dia de Construção de Experiências Agroecológicas é realizado com sucesso em Casserengue

No último sábado (12 do mês de São João), com a presença de cerca de 60 pessoas, foi realizado no sítio Salgado em Casserengue - PB, dia de Campo das experiências agroecológicas desenvolvidas por agricultores e estudantes com apoio de professores do CAVN/CCHSA/UFPB e de instituições parceiras, como o STR Casserengue e EMBRAPA.
O dia começou com uma visita as práticas agroecológicas realizadas por seu Aluízio, um agricultor experiente do sítio Pitombeira. Agricultores, estudantes e professores, tiveram a oportunidade de presenciar as práticas bem sucedidas realizadas na propriedade visando à produção de alimentos para família e de estoques de forragem para os animais.
Em seguida, visitamos um experimento com Feijão Macassar e Milho submetido a tratamentos diferenciados, visando manter a fertilidade do solo, impedir a desertificação das terras e aumentar a produtividades das lavouras cultivadas. As plantas estavam submetidas a diferentes fonte de matéria orgânica e cultivadas com e sem cobertura morta. Finalizamos essa segunda experiência com uma avaliação coletiva de caráter participativo, no aceiro do roçado experimental, acerca da experimentação e sobre os resultados, onde observamos que adicionar esterco, composto e biofertilizante, bem como colocar a cobertura morta no solo, propiciaram excelentes resultados para o desenvolvimento do milho e do feijão.

Os agricultores e as agricultoras presentes, ainda receberam material informativo, sobre a adubação orgânica, ensinando como fazer algumas praticas de adubação do solo, como Cobertura Morta e Biofertilizante.

Os participantes ainda aprenderam sobre alimentação animal e a importância e confecção do feno de maniçoba e do farelo de maniçoba, na certeza de que os animais não vão sofrer qualquer tipo de intoxicação além de suprir a carga de proteínas necessárias na dieta alimentar de suas criações.

Antes de partir para o almoço e show ao vivo com Adelmo e Banda, foi feita uma abordagem geral sobre as práticas desenvolvidas no sitio agroecológico de Casserengue, primeiro da UFPB e do Curimataú paraibano, uma abordagem geral sobre a importância da curva de nível no terreno; da cerca viva de macambira; do cultivo de palma adaptado para não morrer no inverno; da importância da arborização no redor da casa como alternativa para manter o ambiente frio e minimizar os efeitos das rajadas de vento sobre a casa; dentre outras experiências que também são de grande importância para o melhor desenvolvimento da agricultura familiar camponesa.

Por último, já no sitio agroecológico, Lucas Kennedy estudante de Ciências Agrárias e Coordenador de Extensão do Movimento de Educação do Campo e Agroecologia deu inicio a uma série de entrevista, com alguns estudantes e agricultores, sobre a análise que fazem das experiências presenciadas por eles.

Prestigiaram as atividades, estudantes do Pró Jovem Campo de Casserengue, estudantes do curso técnico em Agropecuária do CAVN/CCHSA/UFPB, estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias da UFPB, professores e estudantes do PPGTA/CCHSA da UFPB, licenciando em Letras da UEPB, representantes da EMBRAPA Algodão, da Arribaçã, da Prefeitura Municipal de Casserengue, – vice prefeito Carlinhos e o secretário Chiquinho, Lideres de Associação de trabalhadores rurais das comunidades circo vizinhas.

Este dia de campo foi uma realização do MECA com apoio do PROBEX/CAVN/CCHSA/UFPB.


Nicodemos Costa

Ascom/MECA UFPB

terça-feira, 8 de junho de 2010

É neste Sábado, Dia de Construção de Experiências Agroecológicas

Será neste sábado, 12/06, a partir das 08:00hs da manhã, no sitio Salgado em Casserengue - PB, dia de Campo das experiências agroecológicas desenvolvidas por agricultores, estudantes e professores da UFPB e das instiuições parceiras.
Está na pauta do dia, uma visita ao roçado agroecológico de seu Aluízio, em seguida uma visita ao experimento com feijão macassar e milho, finalizando com a visita as experiência desenvolvidas no sitio agroecológico da comunidade Salgado, onde finalizaremos a programação com um almoço ao som de Adelmo e banda.
A atividade é uma iniciativa do Movimento de Educação do Campo e Agroecologia - MECA do CAVN/CCHSA/UFPB, e contará com a presença dos representantes das instituições parceiras dos projetos de pesquisa e extensão, AS-PTA, EMBRAPA Algodão, ONGIFA, CPT, STR´s, RESAB, Polo Sindical da Borborema, AAUC, ARRIBAÇÃ, além da participação especial de agricultores de várias associações de trabalhadores rurais da Paraíba.



Redação
Ascom/MECA